sexta-feira, 5 de abril de 2013

A Guarda Municipal de Tapiramutá e o descaso da Prefeitura.

A Guarda Municipal de Tapiramutá foi criada pela Lei Municipal nº 05, de 24 de março de 1995 e tem dentre as suas atribuições mais importantes, promover a vigilância do Município. E tal atribuição significa atender aos chamados da população. Neste sentido, o trabalho da GM, ao longo desses 18 anos de existência, muito tem contribuído com os serviços prestados aos munícipes.
Só para termos uma ideia, rotineiramente, cobrimos os eventos promovidos pela Prefeitura, tomamos conta de praças e de patrimônios públicos, segurança das autoridades municipais, atendemos às solicitações da população. Fazemos também, efetivamente, os trabalhos de: ronda escolar, rondas nos povoados, rondas ostensivas  na feira livre, entre outros. Os nossos instrumentos de trabalho são apenas  tonfa e algema,  enquanto os meliantes dispõem de pistola .40 e revolver calibre 38 e, muitas vezes, armas mais perigosas.
Embora estejamos fazendo o nosso papel, a nossa obrigação, somos parceiros da população. E se esta parceria existe, qual o motivo de tanto descaso com a nossa instituição Guarda Municipal? 
          
Uma sede que parece mais um depósito de coisas velhas, sem banheiro ou mesmo uma pia para lavar as mãos.
          
Redução do efetivo de 10 (Dez) GMs para 05 (Cinco).
Atualmente, a corporação conta com um efetivo de 05 GMs, divididos em três grupos. Os 05 GMs tentam sobreviver com um salário de R$678,00 mensais, junto com a hora extra e adicional noturno (que estão bastante defasados há mais de 04 anos).
Não conseguimos entender por que tanto descaso com a Guarda Municipal, já que somos parceiros e prestamos tantos serviços à população.
Veja abaixo dados de solicitações atendidos pela GM no ano de 2012.
SOLICITAÇÕES ATENDIDAS PELA GM 01/01/12 A 31/12/12.
ROUBO EM ESCOLA
01
IGREJA CATOLICA
01
APOIO PSF
01
COLEGIO JOÃO QUEIROZ
03
APOIO HOSPITAL
28
EVENTOS DO MUNICIPIO
15
VANDALISMO
22
POPULAÇÃO
71
POLICIA MILITAR
09
RONDAS NOS POVOADOS
46
DELEGACIA
51
VIGILANTES
10
SECRETARIAS
70
TOTAL DE ATENDIMENTOS
328







Obs: São realizadas rondas, diariamente, nas escolas municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário